NaturAzores

NaturAzores is an information page about Azores Nature, their Endemic Plants and animals, with photos and environmental items.

13 março 2006

Importância das populações de aves dos Açores no contexto Europeu



O arquipélago dos Açores, situado no meio do oceano Atlântico, entre o continente Europeu e Americano, foi desde sempre um local de grande interesse para as aves, em especial as marinhas, não só devido à sua linha de costa com escarpas íngremes, mas também devido ao seu isolamento. Após o seu povoamento, nos meados do século XV, diversas espécies de aves que anteriormente nidificavam nos Açores deixaram de o fazer, não só devido à sua utilização como alimento e fonte de óleo para populações humanas, bem como devido à introdução de predadores e à destruição do seu habitat, chegando mesmo a ocorrer a extinção de algumas espécies.
Mesmo assim, a Região Autónoma dos Açores destaca-se pela ocorrência de uma espécie de ave endémica e pelas importantes colónias de aves marinhas nidificantes.
O Priolo Pyrrhula murina, endémico dos Açores, é o passeriforme mais ameaçado da Europa e encontra-se entre as aves mais ameaçadas do mundo, estimando-se a sua população em aproximadamente 150 casais. Em meados do século XVIII e princípios do século XIX foi considerada praga e perseguida até ao limite da extinção. Esta espécie restringe-se somente à parte Este da ilha de São Miguel, nas mediações do Pico da Vara, Tronqueira e Ribeira do Guilherme.
As populações de Procellariiformes nidificantes estão entre as mais importantes da Europa. Nos Açores ocorre a maior população de Cagarro no mundo (subespécie Calonectris diomedea borealis), com mais de 180.000 casais, o que corresponde a 79% da população europeia. Apesar da espécie não se encontrar ameaçada, a população tem uma distribuição restrita ao Atlântico e Mediterrâneo. Também importantes são as concentrações de Angelito Oceanodroma castro (915 a 1240 casais, correspondendo a 29% da população europeia) e de Frulho Puffinus assimilis (800 a 1500 casais, correspondendo a 21% da população europeia). Ocorre ainda uma população de Patagarro Puffinus puffinus (115 a 235 casais) que nidificam sobretudo nas ilhas do grupo Ocidental (Flores e Corvo), uma população residual de Alma-negra Bulweria bulwerii (cerca de 50 a 70 casais) e já foram capturados indivíduos de uma das espécies de ave marinha mais ameaçada da Europa, a Freira do Bugio Pterodroma feae.
Nos Açores nidificam ainda duas espécies, que embora sejam relativamente comuns a nível mundial, constituem importantes populações a nível europeu e nacional, respectivamente o Garajau-rosado Sterna dougallii (cerca de 1000 casais, correspondendo a 63% da população europeia) e Garajau-comum Sterna hirundo (cerca de 2000 casais, correspondendo a 5% da população europeia).
Ocorrem ainda o Canário-da-terra Serinus canaria, Passeriforme que nidifica somente nas ilhas da Macaronésia e uma série de outros Passeriformes com características subespecíficas, à semelhança da situação na maioria dos sistemas insulares, das quais se destacam a Estrelinha Regulus regulus com 3 subespécies (R. regulus azoricus, R. regulus santae-mariae e R. Regulus inermis), a Toutinegra Sylvia atricapilla atlantis, a Alvéola Motacilla cinerea patriciae, o Tentilhão Fringilla coelebs azorensis, o Melro-negro Turdus merula azorica, o Estorninho Sturnus vulgaris granti e o Pintassilgo Carduelis carduelis parva. Existe também uma subespécie endémica de Columbiformes, o Pombo-torcaz Columba palumbus azorica, e uma de Accipitriformes, o Milhafre Buteo buteo rothschildi.
Devido à importância das populações de aves nos Açores no contexto Europeu, foram implementas diversas Zonas de Protecção Especial (ZPEs) em todas as ilhas do arquipélago com o intuito de proteger os principais habitats das espécies de avifauna prioritárias à conservação definidas na Directiva Aves. De qualquer modo uma das principais acções de conservação deste património natural é a mudança de mentalidade das pessoas e a valorização de uma relíquia natural que está intimamente ligada à evolução destas ilhas.

Sterna hirundo