Portugal melhora segurança marítima
A secretária de Estado dos Transportes convidou a Organização Marítima Internacional (OMI) a criar em Portugal um pólo de investigação dedicado aos assuntos do mar, à semelhança de outros já existentes na Suécia, Malta e Itália.
Falando no Centro Cultural de Belém, na abertura do seminário “Shipping International”, Ana Paula Vitorino acentuou a necessidade de "educação contínua", como "um dos pilares da excelência da indústria marítima".Assim, desafiou aquela instância das Nações Unidas a "reflectir sobre a possibilidade de criar um centro" similar aos que a OMI tem naqueles três países.A governante considerou também que Portugal pode desempenhar um papel importante na cooperação técnica com países de língua portuguesa onde falta o “know how” sobre assuntos do mar, uma das preocupações da OMI.Ana Paula Vitorino apontou a fachada atlântica de Portugal como "uma plataforma de serviços de valor acrescentado a nível internacional", capaz de fazer do país "um dos centros de distribuição de mercadorias para Europa", no âmbito do transporte marítimo de curta distância (Short Sea Shipping).
A secretária de Estado sublinhou a partilha de objectivos entre a Comissão Europeia e a OMI, no âmbito do transporte marítimo, que representando "mais de 90% do comércio mundial, constitui o modo de transporte mais eficiente, seguro e com elevados padrões de protecção ambiental".A propósito de segurança, a governante salientou que Portugal está a melhorar a segurança marítima, estando em curso a construção do projecto VTS Costeiro-Vessel Traffic System, a concluir em 2007.Ainda durante a abertura do seminário e coincidindo com as comemorações do Dia do Mar, o secretário de Estado da Defesa, Manuel Lobo Antunes, reportou-se à importância do transporte marítimo para toda a actividade social, económica e humana"."Que sucederia se não houvesse petroleiros para levar combustível a todo o mundo, aos diferentes climas, ou cargueiros, que levam o cereais da Argentina para todo o mundo, para se poder ter todos os dias pão fresco?", questionou.A resposta veio do orador seguinte, o secretário-geral da OMI, o grego Efthimius Mitropoulos, segundo o qual, sem petroleiros ou cargueiros por esse mundo fora, "os combustíveis e cereais não chegariam aos seus destinos e meio mundo morreria de frio e outro meio de fome".
Para Mitroupolos é necessária uma "nova imagem" dos transportes marítimos, uma vez que essa imagem "tem sido subvalorizada pelo público e está grosseiramente associada aos desastres" ecológicos que "não pode ser o bode expiatório perante o cidadão", já que "80% da poluição do planeta tem origem em terra".O líder da OMI lembrou que o transporte marítimo é "um elo na economia global e faz com que o planeta gire", e apontou alguns indicadores.Em 1995 o transporte marítimo movimentou 6 mil milhões de toneladas de mercadorias, número que quadriplicou em 2003 para 24 mil milhões de toneladas.



1 Comments:
Boa noite,Pedro Rodrigues
Gostei do teu "livro".
És bem vindo ao meu Bioterra.
Um BioAbraço
http://bioterra.blogspot.com
Enviar um comentário
<< Home