NaturAzores

NaturAzores is an information page about Azores Nature, their Endemic Plants and animals, with photos and environmental items.

15 março 2006

Pedestrianismo – a melhor forma de conhecer a Natureza

Caminhar é uma das melhores formas de contactar e conhecer a Natureza; é tornarmo-nos parte integrante de tudo o que nos rodeia, aumentando o nosso conhecimento sobre o Meio Natural de uma região e a Cultura de um povo; é regressar às origens e aprender algo mais sobre nós próprios.
O pedestrianismo é também um desporto que pode perfeitamente servir como válvula de escape para o sedentarismo das grandes cidades e como fuga ao stress característico das sociedades urbanas.
O turismo é hoje em dia uma necessidade cada vez maior e importante fonte de receitas; as novas tendências turísticas estão cada vez mais viradas para um turismo mais activo, mais verde e mais natural. Este tipo de turismo, favorecido pela divulgação de percursos pedestres e seus valores naturais, é um pau de dois gumes. Se por um lado permite reaproximar o Homem da Natureza, sensibilizando-o para a sua protecção, por outro lado, pode conduzir a uma pressão exagerada sobre a região, perturbando os seres vivos e as comunidades locais.
Como tentativa para diminuir esta pressão prejudicial existem diversas regras de ética e conduta no campo, tais como seguir correctamente pelos trilhos sinalizados, não criar grupos com mais de 5 ou 6 pessoas, ter cuidado com o gado, evitar barulhos e atitudes que perturbem a paz local, observar a fauna à distância, não danificar a flora, não abandonar o lixo, fechar as cancelas e portões, respeitar a propriedade privada, ter cuidado com o lume e não colher amostras de plantas e rochas.
O denso arvoredo que caracterizava as ilhas Açoreanas e o seu relevo montanhoso criaram desde sempre grandes dificuldades à circulação por via terrestre, de tal modo que até à algumas décadas atrás, o transporte utilizado pelas pessoas da Povoação para se deslocarem a Ponta Delgada era o barco. Assim, os únicos meios de transporte terrestres nas ilhas seriam o burro, a carroça e o pé-posto.
Ao longo dos tempos, a evolução e as necessidades das populações por vias de comunicação terrestre mais eficientes, seguras e acima de tudo mais rápidas, tornaram os caminhos pedestres obsoletos e estes entraram em desuso.
Hoje em dia, é o turismo e a necessidade de oferecer novos pacotes turísticos que realcem a extraordinária riqueza natural e paisagística da região, que permitem uma reabilitação da tradição dos caminhos pedestres no arquipélago dos Açores.

4 Comments:

At 12:41 da tarde, Anonymous Anónimo said...

"Como tentativa para diminuir esta pressão prejudicial existem diversas regras de ética e conduta no campo, tais como seguir correctamente pelos trilhos sinalizados, (...)".
Por vezes as pessoas, mesmo as mais experientes, perdem-se. Foi o que me aconteceu uma vez na companhia de um "expert". Perdemo-nos, tendo sido posta em causa a minha integridade física. Daí ser fundamental o respeito integral pelas REGRAS do pedestrianismo.
Parabéns pelo Blog e pelas fotos nele contidas.
Os meus melhores cumprimentos
Dr. A.R.

 
At 12:48 da tarde, Blogger Pedro Rodrigues said...

Caro Dr. A. R., é verdade, às vezes acontece!!!

 
At 9:27 da manhã, Anonymous Anónimo said...

A mim aconteceu-me o mesmo na companhia de um "expert". Caminhos imaginários ... seria o mesmo "expert"? Não não é possível tamanha tolice!

 
At 2:51 da tarde, Blogger Unknown said...

Olá!
Parabéns pelo blog.
Também adoro o pedestrianismo e tudo o que se relacione com a natureza.
Um abraço

 

Enviar um comentário

<< Home