NaturAzores

NaturAzores is an information page about Azores Nature, their Endemic Plants and animals, with photos and environmental items.

26 abril 2006

Parque endémico da Fazenda do Nordeste

O Parque Endémico da Fazenda do Nordeste, inaugurado em 2001, para além de um óptimo local de lazer, que nos oferece fantásticas vistas sobre a costa abrupta da parte nordeste da ilha de São Miguel, apresenta-nos uma conjugação do património vegetal com as particularidades geológicas de um dos locais mais antigos da ilha.
.
No Parque Endémico localizam-se numerosos paleossolos e camadas de pedra pomes decomposta. Nos paleossolos existem restos de pólens de árvores endémicas milenárias, exclusivas dos Açores e da Macaronésia (Açores, Madeira, Canárias e Cabo Verde).
Na base dos rochedos existem ainda restos do antigo porto através do qual se transportavam os cereais, produzidos na Fazenda, e se recebiam os bens necessários para a sobrevivência dos colonos.
Mas o maior interesse do parque é a sua vegetação, com diversas espécies autóctones como o Feto costeiro (Asplenium marinum), o Perrexil do mar (Crithmum maritimum), a Faia (Myrica faya) e o Junco (Juncus acutus); espécies endémicas dos Açores e Madeira como o Visgo (Tolpis fruticosa) e o Bracéu (Festuca jubata); e ainda espécies endémicas dos Açores como a Erva leiteira (Euphorbia azorica), o Bracel da rocha (Festuca petraea), a Cabaceira (Senecio malvifolius) a Urze (Erica azorica) e o Pau branco (Picconia azorica).
É possivel ainda observar diversas espécies de aves e, para quem tem sorte, paciência e levar uns binóculos e observar o mar, baleias.
Vale bem a pena visitar este local e congratularmos com iniciativas destas, que mais do que valorizar a riqueza do património vegetal e geológico dos Açores, valoriza a educação ambiental e o interesse pela Natureza.

1 Comments:

At 9:23 da tarde, Anonymous Anónimo said...

temos de ir acampar lá. André

 

Enviar um comentário

<< Home