NaturAzores

NaturAzores is an information page about Azores Nature, their Endemic Plants and animals, with photos and environmental items.

17 março 2006

Biodiversidade Açoreana

A Biodiversidade do arquipélago dos Açores é riquíssima, especialmente em plantas. Foram identificadas cerca de 900 espécies de plantas vasculares e 450 de briófitas, uma grande parte delas introduzidas.

Polygonum capitatum

Cerca de 5% da flora vascular é autóctone.

Folhado (Viburnum tinus ssp. subcordatum)

Devido à aptidão dos seus pastos para a produção de leite, as ilhas têm sofrido uma intensa desflorestação e transformação pela acção do homem, de maneira que actualmente só 2% da superfície total está ocupada pela laurissilva.

Louro (Laurus azorica)

Azevinho (Ilex perado ssp. azorica)

Além do mais, as escassas manchas de laurissilva encontram-se muito fragmentadas e ameaçadas pela proliferação de plantas introduzidas.
Quanto à fauna dos Açores, para além de inúmeras espécies endémicas de insectos e moluscos, uma espécie muito significativa para os açoreanos é o Priolo (Pyrrhula murina), espécie intimamente associada à laurissilva e que está restringida à zona do Pico da Vara e Tronqueira, na ilha de São Miguel.

Os Açores contam com importantes colónias de aves marinhas, entre as quais se destacam as que nidificam nas escarpas abruptas e nos inúmeros ilhéus de algumas ilhas.
O único mamífero terrestre endémico é o Morcego dos Açores (Nyctalus azoreum), todos os outros foram introduzidos.
Também merece destaque a diversidade e abundância marinha, existindo cerca de 400 espécies de peixes no mar dos Açores e inúmeras espécies de cetáceos, dos quais pelo menos 21 frequentam as suas águas.

5 Comments:

At 1:06 da tarde, Anonymous Anónimo said...

A última foto é mesmo de quê?

 
At 4:53 da tarde, Anonymous Anónimo said...

A mim parece-me uma de duas coisas...ou é um caça furtivo F117A a sobrevoar o Iraque ou então é um morcego (o Plecotus austriacus ou o Pipistrellus maderensis).
Um abraço do Dr.AR.

 
At 4:58 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Afinal é o Nyctalus azoreum... Devo salientar que as especies que mencionei também vivem nos Açores.
Dr. AR

 
At 6:39 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Não sabia que havia tantas espécies de cetáceos nos Açores. Afinal há mercado para mais umas quantas empresas de cetáceos watching

 
At 11:14 da tarde, Anonymous Anónimo said...

não há é clientes....

 

Enviar um comentário

<< Home