NaturAzores

NaturAzores is an information page about Azores Nature, their Endemic Plants and animals, with photos and environmental items.

17 janeiro 2007

Tratamento de resíduos agrícolas

Notícia Açoreano Oriental

"A secretária açoriana do Ambiente anunciou esta terça-feira que os resíduos farmacêuticos agrícolas produzidos na ilha de São Miguel e que actualmente são abandonados ou depositados em aterros, passarão a ser tratados ainda este ano.

Segundo a responsável, Ana Paula Marques, o tratamento deste tipo de lixos será assegurado pela Valorfito, gerida pela SIGERU (Sistema Integrado de Gestão de Embalagens e Resíduos em Agricultura), sociedade nacional criada em Maio de 2006.
"A empresa que ficou com a gestão deste material a nível nacional está interessada em abrir um ponto de recolha nos Açores", adiantou Ana Paula Marques, que falava no final de uma reunião que juntou também a secretaria regional da Agricultura e a Associação Agrícola de São Miguel (AASM).
Segundo adiantou Ana Paula Marques, o arquipélago é responsável por uma "parte pequena" das cerca de 700 toneladas de resíduos fitofarmacêuticos produzidas a nível nacional, um tipo de lixos que, nas ilhas, é ainda depositado nos aterros ou abandonados.
Com o alargamento à ilha de São Miguel da actividade da sociedade gestora nacional, será possível "reencaminhar para um destino final adequado estes produtos", assegurou a secretária regional do Ambiente.
De acordo com a governante, que considerou a Associação Agrícola de São Miguel como um "parceiro privilegiado" nesta matéria, em causa está um "negócio entre privados", cabendo ao Governo açoriano o papel de "regulador da actividade".
O presidente da AASM, Jorge Rita, afirmou a recolha dos resíduos farmacêuticos decorre da legislação comunitária já existente sobre esta matéria, que classificou de "bastante penalizadora" para os agricultores.
Segundo Jorge Rita, a associação agrícola pretende por isso assinar um protocolo com as secretarias do Ambiente e da Agricultura para que a associação concentre todos os resíduos farmacêuticos produzidos na maior ilha açoriana.
A concretização desta proposta requer recursos humanos e infra- estruturas que terão de ser criadas, adiantou o dirigente associativo, referindo que vai ser criado um grupo de trabalho para preparar todo este processo.
Na reunião de hoje, a AASM apresentou ainda uma proposta que prevê uma compensação financeira para os agricultores que encaminhem para a associação as sacas de rações e adubos e plásticos utilizados nas suas explorações.
"Terá de ser criado um incentivo" para que os produtores sejam compensados pelos custos das deslocações até ao ponto de recolha deste tipo de resíduos, alegou Jorge Rita."

1 Comments:

At 7:00 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Deixem os resíduos prá i. tude espalhado pelos pastos. tudo como está! é que suspeito q vã recebê os subsides e vá ficá tude espalhado na mema!!!
PR

 

Enviar um comentário

<< Home