NaturAzores

NaturAzores is an information page about Azores Nature, their Endemic Plants and animals, with photos and environmental items.

22 janeiro 2007

Projecto europeu quer criar "estratégia comum" protecção biodiversidade

Notícia Lusa
22-01-2007 18:25:00


O projecto europeu Net-Biome, orçado em cerca de 2,5 milhões de euros, pretende definir até 2010 uma "estratégia comum" para a preservação da biodiversidade nas regiões ultraperiféricas e outros territórios europeus, anunciou hoje o Governo açoriano.
O director regional da Ciência e Tecnologia adiantou à agência Lusa que o projecto científico junta várias regiões europeias caracterizadas por uma "excepcional diversidade terrestre e marinha", cujo ambiente está exposto ao impacto das mudanças climáticas, perigos naturais e acção humana.
"O projecto prevê a realização de um diagnóstico sobre a biodiversidade terrestre e marinha das várias regiões e estudos comparativos entre as diferentes realidades", afirmou João Luís Gaspar, apontando o exemplo da protecção de espécies animais ou habitats naturais.
Além disso, acrescentou, o Net-Biome pretende criar uma rede europeia de investigação, formada por "grupos multidisciplinares", para agilizar o desenvolvimento de instrumentos de comunicação e troca de informações entre todos os parceiros.
Segundo disse, através destas sinergias entre diferentes governos e equipas de investigação, será possível formar uma "plataforma comum de actuação" no espaço europeu, com vista à defesa da biodiversidade de cada região.
Para além dos Açores participam no projecto cientistas de Guadalupe, Guiana, Martinica, Canárias, Madeira, territórios ultramarinos do Reino Unido, Nova Caledónia, Antilhas Holandesas e Polinésia Francesa.
O director açoriano da Ciência e Tecnologia salientou que o conhecimento científico produzido ao longo dos próximos quatro anos servirá de "base à concepção, desenvolvimento e aplicação" de políticas comuns, que garantam a preservação da biodiversidade nos diferentes territórios europeus.
João Luís Gaspar, que vai ser o coordenador das actividades a realizar no arquipélago, considerou o projecto importante por permitir um maior intercâmbio e cooperação entre instituições e investigadores europeus.
"Este projecto visa, no fundo, criar grupos multidisciplinares", revelou o responsável açoriano, que contará com a colaboração do Centro de Investigação de Recursos Naturais (CIRN) da Universidade dos Açores e outras unidades de investigação integradas no Sistema Cientifico e Tecnológico Regional.
Em Fevereiro decorre em Paris a primeira reunião preparatória, um encontro onde estarão presentes todos os parceiros, para definir a estrutura de desenvolvimento do projecto e a atribuição de responsabilidades, disse.