NaturAzores

NaturAzores is an information page about Azores Nature, their Endemic Plants and animals, with photos and environmental items.

19 março 2006

Conceitos Básicos: Da Espécie ao Ecossistema - III. Biocenose, Biótopo e Habitat

III. Biocenose, Biótopo e Habitat

Bioenose ou Comunidade Biológica
As diversas espécies que vivem na mesma região constituem uma comunidade biológica, também chamado biota ou biocenose.
O termo biocenose (do grego bios, vida, e konos, comum, público) foi criado pelo zoólogo alemão K. A. Möbius, em 1877, para ressalvar a relação de vida em comum dos seres vivos que habitam determinada região.
A biocenose de uma floresta, por exemplo, compõe-se de populações de árvores, arbustos, pássaros, mamíferos, insectos, microorganismos, etc., que convivem e se inter-relacionam.


Biótopo
Para viver, a biocenose depende de factores componentes físicos e químicos do ambiente. No seu conjunto, esses componentes formam o biótopo (do grego bios, vida, e topos, lugar), que significa “o lugar onde vive a biocenose”.
No exemplo da floresta, o biótopo é a área que contém o solo (com os seus minerais e água) e a atmosfera (com os seus gases, humidade, temperatura, grau de luminosidade, etc.). Os factores abióticos do biótopo afectam directamente a biocenose, e também são por ela influenciados.
O desenvolvimento de uma floresta modifica a humidade do ar e a temperatura de uma região.


Habitat
Habitat significa “o local onde vive determinada espécie”. Tem sentido mais restrito do que biótopo.
Se quisermos falar do local onde vivem os priolos, devemos usar o termo habitat, mas se quisermos referir o local onde vive a biocenose da Laurissilva, falamos em biótopo.