NaturAzores

NaturAzores is an information page about Azores Nature, their Endemic Plants and animals, with photos and environmental items.

31 janeiro 2007

Câmaras vão investir 200 milhões em água

31-01-2007 17:56:00
Notícia Lusa / Açoriano Oriental


Os municípios açorianos vão precisar de investir, até 2011, mais de 200 milhões de euros em redes e Estações de Tratamento de Águas Residuais (ETAR), revelou a secretária regional do Ambiente.
Após uma reunião do Conselho Regional da Água, que decorreu em Angra do Heroísmo, Ana Paula Marques adiantou que quatro municípios do Arquipélago, que se escusou a especificar, “não cumprem os requisitos exigidos pelas directivas comunitárias” nesta matéria.
“Sabemos que existem projectos já elaborados, vontade para resolver o problema e que estão em fase de negociações para o estabelecimento de parcerias público/privadas, mas é preciso passar à acção”, alertou a secretária regional do Ambiente.
Ana Paula Marques sublinhou ainda que o estudo já elaborado aponta para um montante de cerca de 200 milhões de euros de investimento para garantir que 90 por cento da população açoriana fique abrangida pelas redes e estações de tratamento de águas residuais.
Admitiu, porém, que as suas expectativas são de que “70 por cento da população fique abrangida, o que significa um crescimento de 30 por cento em relação à situação actual, garantindo-se, assim, o cumprimento das directivas da União Europeia”.
Ana Paula Marques aproveitou a ocasião para alertar a Associação de Municípios da Região Autónoma dos Açores para as suas competências nesta matéria e garantiu que as responsabilidades do Governo Regional “estão assumidas e resolvidas”.
Quanto ao abastecimento de água, a secretária regional do Ambiente e do Mar referiu que abrange 98 por cento da população e que a sua qualidade é boa.
Os Açores iniciaram, em 2001, a elaboração do seu Plano Regional da Água, que foi publicado dois anos depois, encontrando-se agora os responsáveis a efectuar um balanço da sua aplicação nas diferentes ilhas.