NaturAzores

NaturAzores is an information page about Azores Nature, their Endemic Plants and animals, with photos and environmental items.

20 março 2006

Conceitos Básicos: Da Espécie ao Ecossistema - IV. O Ecossistema

IV. O Ecossistema

O conjunto formado pela biocenose e pelo biótopo em interacção é chamado de ecossistema. Uma floresta, considerada na sua totalidade, isto é, com os seus factores abióticos e comunidades de seres vivos em interacção, constitui um ecossistema.
Um ecossistema compõe-se de duas principais subdivisões: a fracção não viva, ou abiótica, e a fracção viva, ou biótica. Os constituintes abióticos incluem os nutrientes, a água, o oxigénio, o carbono e a energia radiante do Sol. Os constituintes vivos são os fungos, as plantas, os animais e os microorganismos.
Um ecossistema é um conjunto localizado de componentes vivos e não vivos através do qual se transmite energia e matéria, a qual passa por um ciclo. Os elementos vivos actuam como produtores, consumidores ou desintegradores. Os produtores convertem energia solar em energia química (plantas), à excepção das comunidades do oceano profundo (fontes hidrotermais), em que bactérias especializadas utilizam compostos químicos para produção de energia; os consumidores alimentam-se dos produtores (herbívoros) e uns dos outros (carnívoros, omnívoros); e os desintegradores (bactérias e fungos) convertem normalmente os produtores e consumidores em matéria inorgânica.
Embora barreiras geográficas possam separar um ecossistema de outro, não há limites de dimensões fixas em termos de números de organismos, área, ou quantidades de matéria e de energia presentes. Os ecossistemas podem variar desde um aquário equilibrado em casa até um oceano inteiro.
Todos os ecossistemas mantêm um equilíbrio dinâmico, que por vezes éafectado devido à acção humana.